Como funcionam as decisões junto a administração do condomínio?
Certamente você já deve ter se perguntado alguma vez como funcionam as decisões junto a administração do condomínio, certo?
Pois bem, é sobre esse tema que iremos falar hoje para que você possa se familiarizar com o assunto.
Normalmente essa é uma pergunta ampla que quem está acostumado a lidar com esse assunto é apenas a própria administração e quem faz a intermediação dos assuntos que são tratados em prol do condomínio que normalmente são os síndicos, zeladores e gerentes; sejam eles internos como um morador, ou contratado.
A administração de condomínios é uma atividade tão complexa quanto a gestão de uma empresa. Gerir um empreendimento imobiliário envolve diversas áreas, como financeira, administrativa, tributária, recursos humanos, mediação de conflitos e manutenção.
E, assim como no ambiente corporativo, para que a administração de condomínios seja eficiente e assertiva, depende do trabalho de diversos profissionais, os quais têm diferentes atividades e responsabilidades, as quais, juntas, proporcionam tranquilidade e satisfação para moradores e usuários.
Profissionais e suas respectivas atribuições:
Síndico
Em linhas gerais, o síndico é o responsável pela gestão dos empreendimentos, sejam eles residenciais, comerciais ou mistos.
Suas principais responsabilidades são manter a saúde social, financeira e contábil dos condomínios. Além disso, também é o encarregado de mediar conflitos e estimular a boa convivência e empatia entre vizinhos.
Entre suas principais tarefas estão:
- representar o condomínio em defesa dos interesses coletivos;
- convocar assembleias de condôminos;
- cumprir e fazer cumprir a convenção coletiva, o regimento interno e as decisões tomadas em assembleia;
- zelar pela conservação das áreas comuns;
- prestar contas aos condôminos pelo menos uma vez ao ano e quando solicitado;
- contratar prestadores de serviços para manutenção e reparos;
- manter as contas do condomínio em dia;
- comunicar imediatamente os condôminos sobre a existência de procedimentos judiciais que envolvam o condomínio;
- fiscalizar o pagamento de taxas e inadimplências;
- garantir a contratação de seguro condominial;
- fiscalizar e coordenar funcionários e prestadores de serviços;
- cuidar da contabilidade.
Administradora de condomínios
Na medida em que a estrutura e gestão dos empreendimentos foi se tornando cada vez complexa, as tarefas pertinentes ao síndico foram aumentando e, com isso, a necessidade de contratação das administradoras de condomínio.
Essas empresas têm o objetivo de atuar como um apoio aos síndicos, realizando atividades como contabilidade, previsão orçamentária, gerenciamento de arquivos documentais, emissão de documentos de cobrança, assessoria e conselho fiscal.
É importante frisar, entretanto, que não é papel da administradoras de condomínios tomar decisões ou providências, mas alertar aos síndicos para que o façam, cabendo a ele seguir as orientações ou não.
Conselho administrativo
Para que a administração de condomínios conte com análise de contas, fiscalização e emissão de pareceres são designados três conselheiros, os quais fazem parte dos conselhos administrativos.
Se estiver previsto em convenção o empreendimento pode contar ainda com o conselho consultivo, área de consulta do síndico, o qual também é formado por três membros.
Entre os papéis do conselho administrativo estão:
- conferir as contas dos condomínios, comparando com comprovantes de pagamento;
- analisar contas apresentadas pelo síndico;
- emitir pareceres sobre as contas e apresentá-los nas assembleias;
- autorizar despesas extras que não foram previstas no orçamento anual;
- auxiliar o síndico em seus afazeres.
Zelador
O trabalho de um zelador é essencial para o bom funcionamento dos condomínios. Isso porque esse profissional atua como um braço direito do síndico, cabendo a ele a supervisão do trabalho de profissionais de limpeza, conservação, manutenção, porteiros e demais prestadores de serviço.
Também é função do zelador auxiliar o síndico ou a administração de condomínio nas atividades que forem necessárias.
Além disso, são suas atribuições inspecionar sistemas de segurança, iluminação, itens de lazer, distribuir correspondências, fazer cumprir regulamentos e convenções, acompanhar mudanças, manter a ordem geral do condomínio e liderar a equipe de funcionários.
Gerente predial
O gerente predial é um profissional designado pela administradora de condomínios para gerenciar serviços de manutenção, portaria e segurança, administração de contratos e negociação de insumos e serviços.
Além disso, dentro da administração de condomínios, devem coordenar tarefas administrativas, realizar cotações, compras, controle de almoxarifado, contas a pagar e receber, elaborar o planejamento financeiro e produzir relatórios gerenciais.
Assim como o zelador, o gerente predial também atua como um braço direito do síndico, a diferença é que sua função exige conhecimentos mais aprofundados sobre assuntos técnicos, como elétrica e hidráulica, burocráticos, como cotações, e administração de pessoal.
Como você pôde ver, a administração de condomínios envolve uma série de atividades e funções, as quais devem ser desempenhadas com todo o profissionalismo e seriedade para que os empreendimentos tenham um funcionamento altamente satisfatório para os condôminos.
Muitas coisas para fazer e resolver em relação aos assuntos do condomínio. Por isso não é simples as tarefas do dia a dia. As decisões junto a administração do condomínio são de grande relevância para todos os moradores.
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