Fale com um consultor:
WhatsApp

Existe diferença no financiamento de imóveis prontos e imóveis na planta?

Existe diferença no financiamento de imóveis prontos e imóveis na planta?

Comprar um imóvel não é uma decisão tomada do dia para a noite, pois além do simbolismo há também o fator “investimento alto”. Por esses e outros motivos, adquirir um imóvel próprio, especialmente o primeiro, demanda muito planejamento e pesquisa. 

Tendo a organização necessária em vista, assim como recursos financeiros suficientes, é plenamente possível dar esse passo, evitando contratempos e financiando seu imóvel de uma forma mais tranquila e segura, seja ele construído ou na planta. Ambos representam uma grande conquista! 

Para ajudar você a planejar essa decisão tão importante desde agora, nesta publicação separamos todas as informações necessárias sobre as diferenças entre fazer um financiamento de um imóvel novo, mas já construído, e de um imóvel na planta. Quer saber mais? Continue por aqui!

Investimento

O valor inicial de investimento é uma das questões mais relevantes quando falamos em imóveis prontos ou na planta. Os benefícios financeiros de optar por um empreendimento na planta acabam se sobressaindo, pois o valor geral costuma ser inferior. Além disso, é possível planejar o pagamento das parcelas, mesmo as anuais até a entrega das chaves, em um prazo maior, bem como parcelar a própria entrada. Mas claro, como sempre falamos, o melhor é você realizar uma simulação conosco, que é totalmente gratuita para você ter uma noção de como seria todo esse fluxo, pois varia de pessoa para pessoa e do tipo de financiamento em que o empreendimento faz parte. Em contrapartida, se você mora de aluguel, é preciso se planejar muito bem financeiramente para arcar com as despesas simultaneamente, até que eu imóvel esteja finalizado.

Segurança

Uma das questões que mais levantam dúvidas, está relacionada à entrega de um imóvel na planta. Neste ponto, é inegável que o imóvel pronto se sobrepõe como alternativa mais viável, afinal, a entrega costuma ocorrer rapidamente. Porém, na planta, o imóvel ainda está sendo construído e, muitos contratempos podem surgir e impactar no cronograma das obras. Mas, não se preocupe! Para evitar transtornos como esse, é FUNDAMENTAL contratar uma construtora confiável e que tenha boas recomendações no mercado, para assegurar que seu imóvel seja entregue dentro das condições acordadas. E nós da Jalico Empreendimentos, temos todo o cuidado de planejar tudo desde a escolha do terreno, até ao atendimento pós venda. Prezamos pela qualidade de construção.

Burocracia

Adquirir um imóvel na planta normalmente tem menos burocracia relacionada à documentação. O documento principal é uma promessa de compra e venda, já que os outros trâmites legais costumam estar sob a responsabilidade da construtora. Já o imóvel pronto demanda um pouco mais de trabalho, pois muitas vezes, envolve terceiros e muitos trâmites cartoriais. 

Valorização

Antes de escolher um imóvel, seja ele na planta ou já construído, avalie se no futuro há possibilidade de valorização. Geralmente, empreendimentos na planta valorizam consideravelmente com o tempo, além disso, a manutenção também costuma ser menor, já que tudo ainda está novinho, só esperando por você!

Mas, e aí, como funciona o financiamento?

Agora que você já conhece alguns prós e contras sobre comprar um imóvel na planta ou pronto, vamos tratar de um detalhe que é determinante e deve ser analisado previamente para a tomada de decisão: o financiamento!

As taxas cobradas ao financiar um imóvel na planta costumam ser mais acessíveis comparando-se as que são cobradas por um imóvel já finalizado. O motivo correlacionado é: os reajustes das parcelas seguem o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), que reflete diretamente a evolução dos custos das construções habitacionais no Brasil. 

No caso de um imóvel novo, mas que já está pronto para morar, esse valor da poupança costuma ser pago à construtora ou incorporadora de uma só vez, o que para algumas pessoas representa uma condição inacessível devido ao valor a ser desembolsado. 

Se você já leu outros conteúdos da Jalico, provavelmente deve saber que existem modalidades diferentes de financiamento, que variam quanto ao prazo máximo de quitação e também com relação ao valor máximo do imóvel a ser financiado. Entre as principais podemos citar: Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário)

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no financiamento de um imóvel. É importante destacar que depende da modalidade, ou seja, o imóvel estar na planta ou pronto não é um fator que impede a utilização desse recurso, por isso esse também é um ponto que deve ser discutido com a construtora ou incorporadora no momento da sua decisão.

A segurança que você precisa está aqui!

Agora ficaram mais claras as diferenças entre o financiamento de imóveis já construídos e de imóveis na planta? 

Aqui na Jalico você encontra as duas opções e ainda conta com condições e modalidades de financiamento que se adequam às suas necessidades e expectativas. Para saber mais sobre nossos empreendimentos, entre em contato! Temos uma equipe especializada para esclarecer todas as dúvidas e pronta para te atender com excelência.