Fale com um consultor:
WhatsApp

O que é avaliação de crédito para um financiamento imobiliário?

O que é avaliação de crédito para um financiamento imobiliário?

Saiba como esse procedimento funciona e o que fazer para que tudo aconteça corretamente.

Análise de crédito diz respeito a ação onde o agente da imobiliária, construtora ou qualquer empresas responsável pela venda de imóveis observa o potencial de financiamento do comprador. Dessa forma, é possível ter a garantia de comprar um móvel que cabe no seu bolso.

Quais as principais vantagens da avaliação?

A avaliação de crédito garante riscos menores para a instituição financeira, além de dar ao requerente uma ideia do que suas possibilidades vão permitir no momento de comprar um imóvel, em tópicos como valores e tipos de financiamento. Dessa forma, a análise de crédito para financiamento imobiliário é um fator responsável por resguardar ambos os agentes envolvidos.

Mas sua importância não para por aí, atrelando quesitos como:

Condições financeiras: a renda é o principal ponto dessa negociação, pois não é permitido disponibilizar um percentual muito alto das receitas do solicitante com empréstimos. Assim, o contracheque ou imposto de renda serão documentos obrigatórios para a análise de crédito.

  • Análise de dados: informações pessoais e perfil financeiro, tais como CPF, profissão, escolaridade, renda e hábitos de consumo são analisados com muita atenção e cautela.

Sobre a idade do interessado, é preciso ter em mente que quanto mais jovem for o solicitante, mais positivas tendem as condições de pagamento, levando em consideração que há mais tempo para quitar o valor completo.

  • Histórico: fator crucial para a avaliação, pois o histórico de pagamento de créditos anteriores precisa ser coerente. Por exemplo, se você financiou algo no passado e não pagou corretamente, os níveis de confiança serão diminuídos consideravelmente. Quando esse saldo é positivo, as chances de conseguir o crédito estão a seu favor.

  • Redução de inadimplência: um dos pontos mais importantes da análise é a redução da inadimplência, já que torna-se possível desenvolver programas de financiamentos com custos menores, levando em consideração o fato de que o risco de inadimplência será menor.

Por outro lado, quem faz a requisição do crédito também sai ganhando, pois ele só consegue a aprovação do financiamento que consegue bancar, reduzindo o risco do seu endividamento e a consequente perda do bem.

  • Análise patrimonial: caso o solicitante dispuser de um bem como garantia no momento da negociação, ele precisará ser analisado, antes mesmo de ser incluído. Isso ocorre quando o comprador almeja conseguir  o crédito com taxas mais baixas e em condições mais positivas.

Quais são as restrições do procedimento?

Se o seu histórico de pagamento não for bom e o nome esteja inserido no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o pedido de crédito possivelmente será negado. A inscrição do CPF do consumidor no órgão aponta o cliente de modo negativo, diminuindo o score, isto é, confiança do mercado em relação ao seu nome.

Levando esses pontos em consideração, você conseguirá uma boa análise para alcançar o sonho da moradia própria. 
Para mais informações, conte com a Jalico e seus projetos de alta qualidade, referência no mercado!