Fale com um consultor:
WhatsApp

Alugar meu apartamento, realmente me trará benefícios?

Alugar meu apartamento, realmente me trará benefícios?

Quando falamos de alugar o nosso imóvel, é normal que surjam várias dúvidas a respeito. Se é uma boa ideia, se realmente teremos o retorno esperado entre outras perguntas que aparecem.

No Blog de hoje veremos um pouquinho sobre este assunto ao ponto de ajudar você a ter uma noção que esteja de acordo e o mais próximo possível com o que você espera.

Entre alugar ou comprar um imóvel, a decisão de morar de aluguel é sempre mais fácil de ser tomada. Isso porque, por mais burocrático que seja o processo de locação, ele ainda será mais simples e rápido do que comprar uma casa ou um apartamento. Portanto, essa é a primeira vantagem do aluguel em relação à compra: a praticidade de contratar.

Outro benefício importante é a flexibilidade que um imóvel alugado proporciona: para quem pensa em migrar de carreira, por exemplo, é mais complicado realizar esse desejo quando se tem uma boa parte do orçamento comprometida com uma parcela de financiamento.

Alguns investidores acreditam que comprar um imóvel e vendê-lo por um preço mais elevado após algum tempo é o melhor caminho para a rentabilidade. Outros preferem o rendimento continuado dos aluguéis.

O imóvel é seguro porque estamos tratando de um patrimônio material palpável, sólido, e não de papéis que representam valores como são as ações de uma empresa. É rentável porque, além da valorização, existe também a perspectiva da locação, que proporciona uma renda mensal regular.

Portanto, para escolher entre manter um imóvel alugado ou vendê-lo é preciso pensar bastante, levando em conta todas as variáveis que a ocasião apresentar.

Em curto, médio ou longo prazo, a tendência de todo imóvel é valorizar-se. A não ser que ele tenha algum problema estrutural sério, uma localização ruim ou que apresente outro fator que comprometa a possibilidade de valorização, mais dia, menos dia, ela acontece.

Quando falamos sobre valorização estamos nos referindo a um ganho de capital maior do que a inflação do período considerado. Isso significa que há um ganho real de valor ao longo do tempo e esse ganho pode ser convertido em lucro, caso o imóvel venha a ser vendido.
Por outro lado, se o imóvel é mantido, a valorização representará um acréscimo no patrimônio de seu proprietário.

Quem investe no mercado imobiliário encontra uma solidez patrimonial que poucos segmentos proporcionam. Esse também é um aspecto importante, que precisa ser avaliado na hora de decidir entre vender ou alugar imóvel.

Afinal, essa solidez protege da inflação o capital investido nesse tipo de patrimônio que se conserva como uma referência bastante segura em todas as circunstâncias. Tanto que imóveis são vistos como um ótimo aval que alguém pode apresentar, caso precise comprovar capacidade de arcar com compromissos financeiros.
Não é por acaso que, em operações de crédito que envolvem grandes valores, os imóveis são vistos como boas garantias de pagamento das dívidas.

Interessante esse assunto, não é verdade? E claro que nós da Jalico estamos sempre antenados no que acontece no mundo imobiliário. Além de lidarmos com sonhos, também lidamos ao mesmo tempo com patrimônios.

Tudo é sempre muito bem planejado. A localização, a qualidade da construção e os suprimentos necessários, a regularização para que estejamos de acordo com todos os protocolos existentes; exatamente tudo de melhor que podemos fazer para você, o nosso cliente futuro morador, possa ter a certeza que, ao adquirir um imóvel da Jalico, estará adquirindo e realizando o melhor investimento possível.

Visite o nosso site e fique por dentro de tudo!