Fale com um consultor:
WhatsApp

Quais são os tipos de laudos e certificações que um condomínio precisa ter?

Quais são os tipos de laudos e certificações que um condomínio precisa ter?

Administrar um condomínio passa por cuidados em diversas áreas: atenção aos funcionários e áreas comuns e fornecedores, boa comunicação, mão firme para as finanças, entre diversos outros aspectos. Por isso, hoje veremos sobre: Quais são os tipos de laudos e certificações que um condomínio precisa ter.

Muitas vezes, porém, o respeito às normas técnicas, sejam de manutenção ou as normas reguladoras do Ministério do Trabalho podem ficar um pouco de lado, já que, muitas vezes, é necessário um conhecimento específico para entendê-las.

Mesmo assim, é importante que o condomínio entenda e cumpra o que a legislação pede.

Seguir as NBRs e NRs é fundamental para a segurança do condomínio, seja da parte estrutural ou jurídica.

Normas que o síndico deve cobrar que sejam seguidas pelos seus fornecedores: 

Proteção contra incêndio

Os cuidados contra incêndio devem ser uma constante na administração condominial.

Estar com o AVCB em dia é fundamental tanto pela segurança de todos como para não ter problemas como para receber o prêmio do seguro caso ocorra algum sinistro no condomínio.

Impermeabilização

Os cuidados com a impermeabilização são fundamentais para a estrutura do condomínio.

Construção civil

Atualmente, as normas ditam cuidados com a água, como pH, com o revestimento da piscina e seu exterior.

Já a norma sobre pinturas explicita como a mesma deve ser feita em edificações não industriais, o tratamento da superfície e quais materiais devem ser utilizados. 

Gases combustíveis

Inspecionar o sistema de gás do condomínio é obrigatório apenas quando o local está renovando o seu AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Outras

NR5 CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

Essa norma visa a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do ambiente de trabalho.

NR 06-  Equipamentos de Proteção Individual – EPI

Regramento que exige o uso de equipamentos e produtos de proteção para os funcionários do condomínio. 

NR 09 – Programa de Prevenção de riscos ambientais

A norma obriga o condomínio a ter um programa para estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores de acordo com os riscos ambientais. 

NR 10 – Instalações e Serviços em Eletricidade

Norma que assegura condições mínimas de trabalho para os colaboradores que lidam direta ou indiretamente com com instalações elétricas no condomínio.

NR 23 – Proteção Contra Incêndio

O condomínio, além de ser obrigado a disponibilizar aos trabalhadores e moradores equipamentos de combate a incêndio e orientações de rotas de fuga, é obrigatório oferecer treinamento anual realizado por especialista em Prevenção e Combate a Incêndio. 

Só construções de projetos sérios, seguem essas normas. Você como morador, tem o direito de saber se onde mora, está nas conformidades. Desta maneira, saber quais são os tipos de laudos e certificações que um condomínio precisa ter, é muito importante.

Visite o site da Jalico Empreendimentos e saiba mais sobre os melhores projetos que temos para você e sua família. Com certeza, um deles cabe em seu bolso.