Fale com um consultor:
WhatsApp

Festa junina: a origem e o que não pode faltar

Festa junina: a origem e o que não pode faltar

A festa mais divertida e descontraída do ano está chegando: a festa junina! Se este ano você quer planejar uma festa junina, esse post é para você! Vamos lhe contar um pouquinho sobre a origem dessa celebração e lhe dar dicas sobre o que você não pode esquecer para que a sua festa junina seja um sucesso.

Origem da festa junina

A festa junina tem relação com as festividades pagãs que aconteciam entre a primavera e o verão nos países da Europa. O objetivo desta festa na época era para afastar os maus espíritos e as pragas que prejudicavam a colheita.

Quando o cristianismo iniciou a sua consolidação pelos povos pagãos europeus, essa festa foi adicionada ao calendário católico de festas. Esse fato modificou o objetivo dessa festividade, que a partir daquele momento homenageava figuras da igreja católica: Santo Antônio, com sua homenagem no dia 13 de junho e São João, no dia 24 de junho e por fim São Pedro, no dia 29.

Como o próprio nome já sugere, a festa junina acontece no mês de junho e ela é conhecida em todas as regiões do Brasil. Essa tradição tem influência dos portugueses que chegaram no século XVI.

No início, quando essa festividade chegou ao Brasil, a conotação dessa celebração era bastante religiosa. Hoje em dia as tradições já são outras e a festa inclui danças típicas, quadrilhas, comidas como pipoca, amendoim, pinhão, pamonha, canjica e pé de moleque. A bebida tradicional da festa junina no Brasil é o quentão, já que por aqui, a festa é comemorada no mês em que se inicia o inverno.

O que não pode faltar na festa junina

Veja se você pensou em tudo na hora de planejar a sua festa junina.

Bandeirinhas

Item importantíssimo e que dá todo o charme para a festa junina é a decoração com bandeirinhas de jornal ou revista. Quanto mais colorido, melhor!

Fogueira

Com a simbologia de ser um elemento de purificação e proteção contra o mau olhado, a fogueira está sempre presente nas festas juninas. Ela faz muito sucesso no Brasil, pois o ar de inverno é bastante gelado e a fogueira ajuda a manter todos aquecidos.

Comidas típicas

Sem comida, não há festa! E para a festa junina, há comidas específicas que não podem faltar: pipoca, pinhão, paçoca, pamonha, bolo de fubá, amendoim e canjica.

Além disso, coloque o quentão na panela, pois ele será a bebida preferida dos seus convidados para a festa junina!

Caracterização na vestimenta

A diversão não para por ai! A festa junina permite que os convidados se vistam com roupas típicas que incluem muito tecido xadrez, estilo caipira, chapéu de palha e tranças. Ah, os homens não podem esquecer do bigode e as mulheres das pintinhas nas bochechas.

É uma festa para todas as idades se divertirem juntas! Chame seus amigos e familiares e deem boas risadas juntos!