Fale com um consultor:
WhatsApp

Guaianases

Guaianases

A formação do bairro de Guaianases é a mesma de Itaquera. Nasceu de um aldeamento indígena (os guaianás) e do esforço dos jesuítas em catequizar. No início do século XX houve a extinção total dos índios e o aldeamento acabou em 1920. As terras foram então “passadas” para particulares.

No início, o local tornou-se parada e pousada de viajantes e assim, uma igreja foi erguida, dessa vez em homenagem a Santa Cruz do Lajeado, nome pelo qual ficou sendo conhecida a localidade. Foi crescendo lentamente com a instalação de diversas olarias nas imediações e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Norte.

Atualmente, Guaianases é servido pela linha 11 da CPTM, que dá acesso ao Centro da Capital e aos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes. Além disso, é atendido por linhas municipais e intermunicipais de ônibus. As principais vias que ligam o bairro ao centro da cidade são o Corredor Guaianases-Marginal e a Avenida Radial Leste.

Possui boa quantidade de áreas verdes como os Parques Lajeado – Izaura Pereira de Souza Franzolin, Linear Guaratiba e o Chácara das Flores.

A atividade comercial é intensa junto às ruas Salvador Gianetti e Saturnino Pereira e seus arredores além do eixo da Estrada do Lageado Velho.