Fale com um consultor:
WhatsApp

A valorização do seu imóvel

A valorização do seu imóvel

O que é a valorização de imóveis?

A valorização de imóveis é um processo natural na vida útil de um empreendimento em que o seu valor de mercado aumenta. Em outros termos, é o que acontece quando um apartamento, casa ou espaço comercial passa a ter um valor de venda maior do que o que tinha antes.

Normalmente, a valorização de imóveis é o que torna interessante investir o seu dinheiro na compra de um apartamento, casa ou outro tipo de construção. Afinal, se o imóvel não se valorizasse de nenhuma forma, ele perderia valor com o tempo (por causa da inflação).

Por isso, é necessário que um imóvel mantenha pelo menos seu valor em relação à inflação. No entanto, uma casa ou apartamento podem se valorizar acima disso, dependendo de uma série de fatores (que veremos quais são mais pra frente neste artigo).

É possível medir a valorização de um imóvel ao comparar o seu valor de mercado em dois determinados períodos. É claro que cada proprietário pode anunciar o preço que ele quiser por sua propriedade, mas isso não significa que alguém a comprará por esse preço.

Para saber o valor de mercado, é necessário contratar um profissional para avaliar o imóvel e traçar um preço que seja justo com base em diversos elementos.

Quais são os fatores que afetam o valor de um imóvel?

Para entender como a valorização de imóveis funciona, precisamos conhecer quais são os fatores que a movimentam. Dependendo da combinação de elementos, podemos entender quando o mercado imobiliário passará por um momento aquecido ou não, além de direcionar nossos investimentos adequadamente.

Existe um grande fator que determina a valorização de um imóvel: a relação entre oferta e demanda. No entanto, existem outros 3 fatores menores que contribuem para que a oferta e a demanda aumentem ou diminuam em determinada região. São eles:

a taxa de juros para o financiamento de imóveis;

a infraestrutura ao redor do imóvel;

a qualidade do imóvel em si.

Vejamos um exemplo bem simples que ajuda a compreender bastante essa situação. Imagine que você tenha um imóvel que vale, hoje, R$150.000,00. No entanto, vamos dizer que uma série de obras começa a acontecer ao redor da sua casa.

Em poucos meses, uma nova escola de alta qualidade é aberta, um novo supermercado com ótimos preços, um hospital completo e várias opções de entretenimento. Além disso, a polícia começou a ter sempre pelo menos uma viatura patrulhando a região.

Com base nisso, é claro que muito mais gente adoraria viver nesse lugar, não é mesmo? Portanto, todo esse desenvolvimento ao redor aumentaria a demanda por um imóvel naquela área.

O mesmo acontece, por exemplo, quando um imóvel é comprado na planta e finalmente termina de ser construído. Você pode ter pago algo como R$200.000,00 por ele, mas quase que instantaneamente o apartamento aumentou o seu valor pois agora está completo e tem mais qualidade.

Entretanto, o contrário pode acontecer quando um fator mexe na demanda ou na oferta pelo seu imóvel. Suponha que todos os seus vizinhos colocam a casa para vender ao mesmo tempo. A oferta de imóveis na região acabou de aumentar exponencialmente e o preço cai como consequência.

É por isso que nós da Jalico, sempre mencionamos que comprar o seu imóvel não é simplesmente trocar o valor que talvez você paga de aluguel, por outro. Ou seja, um “gasto por outro gasto”.

Comprar o seu imóvel, é muito mais do que realizar o sonho de ter o seu próprio imóvel, é poder ter a certeza de que é superinvestimento em um patrimônio que proporcionará segurança, qualidade de vida e valorização.

Se você ainda tem dúvidas de como isso funciona, não se preocupe, a Jalico tem um time de corretores capazes em poder explicar tudo o que você precisa saber, de maneira clara e sem rodeios. Nós somos especialistas em ajudar você a conquistar o seu grande sonho de ter o seu apartamento.

Seja presencialmente ou pelo whatsapp, chat, telefone… não importa, estamos com você nessa jornada!