Fale com um consultor:
WhatsApp

Como funciona a garantia do meu imóvel?

Como funciona a garantia do meu imóvel?

Sonho realizado; saída do aluguel; um lar para chamar de meu. É uma mistura de emoções que acontecem, quando conseguimos conquistar o nosso imóvel. Anos e anos pensando em poder transformar tudo isso em realidade, que…

– Nossa! Acho que terei que acionar a garantia.

A garantia de um imóvel é um direito de quem adquire uma propriedade, esteja ela pronta ou ainda na planta, e sua validade é assegurada pelo Novo Código Civil. Ela é obrigatória para todas as construções civis do país e prevê a execução de reparos em benefícios dos proprietários.

A garantia, está dividida em duas situações: danos aparentes e não aparentes.

Danos aparentes:

Os danos aparentes são aqueles que você consegue encontrar rapidamente, apenas com uma inspeção visual ou uso superficial das instalações do imóvel. Eles incluem coisas como:

  • Fissuras nas paredes;
  • Infiltrações e mofo nas paredes e no piso;
  • Pisos e azulejos soltos;
  • Problemas na rede elétrica;
  • Vazamentos de água.

Danos não aparentes:

Alguns problemas são mais difíceis de encontrar, pois são de nível estrutural ou ficam escondidos no forro e instalações internas. Isso os torna, muitas vezes, até mais perigosos que os danos aparentes.

Eles podem incluir falhas de projeto que comprometam a solidez e a segurança do imóvel. É comum que esse tipo de problema só apareça quando já está grande e precisa de reparo imediato.

De que formas o comprador pode assegurar o direito

Existem algumas práticas que o comprador do imóvel deve realizar para assegurar seu direito aos reparos, caso sejam necessários. E eles se resumem a dois importantes documentos:

Manual do proprietário

O manual do proprietário geralmente é dado pela construtora ao primeiro dono, com informações sobre a propriedade e instruções de verificações e manutenção.

É muito importante que você dê esse manual a todos os clientes. Isso dá a eles o respaldo que precisam, mas também protege a sua empresa juridicamente, contra processos de má-fé ou negligência.

Habite-se

O Habite-se é o documento de liberação final do imóvel, e comprova que a obra foi feita segundo as especificações legais.

Sem ele, a obra ainda é considerada irregular, o que pode gerar problemas para o dono do imóvel na hora de solicitar qualquer tipo de garantia junto à construtora.

A Jalico sempre se preocupa com as obras, desde a escolha do terreno até a entrega das chaves. Temos tranquilidade e segurança no que oferecemos aos nossos clientes. Construir um empreendimento, demanda seriedade e competência em todos os pontos em que há exigências para fazer um produto de qualidade.