Fale com um consultor:
WhatsApp

O que é IGPM?

O que é IGPM?

Calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é uma versão do Índice Geral de Preços (IGP), que foi concebido nos anos 1940 pela própria FGV.

É um indicador econômico cujo objetivo é apontar qual foi a oscilação dos preços dentro de determinado período.

Assim, se os preços estiverem em alta, o IGPM subirá, se estiverem em queda, ele cairá, refletindo o cenário macroeconômico do país. Apesar disso, esse índice não é utilizado como inflação oficial, o que não faz dele menos importante.

O cálculo do IGPM começou em 1989, como uma encomenda da Confederação Nacional das Instituições Financeiras. Desde então, o índice ganhou popularidade e passou a ser utilizado como referência para tomada de decisões em diversos setores da economia.

Além de servir como base para reajustes de contratos para serviços de telefonia, energia elétrica, alguns planos de saúde e, principalmente, aluguel. Por isso o IGPM é frequentemente conhecido como a “inflação do aluguel”.

A utilização do IGPM para aplicação do reajuste acontece da seguinte forma: a partir do mês em que o contrato completa 1 ano, é somada a inflação medida pelo índice nos 12 meses anteriores.

Resumindo, o IGPM é um dos diversos índices utilizados para dimensionar a velocidade da aceleração dos preços na economia brasileira.

E ainda que ele não seja adotado como a inflação oficial do país, ele é largamente empregado na correção de contratos de locação e prestação de serviço.

Além disso, tal número também é a referência de remuneração de alguns investimentos, embora isso seja pouco comum. Portanto, acompanhe sempre de perto como andam os números do IGPM!

Essa leitura de hoje, foi apenas para você obter mais uma informação rica sobre o que gira em torno do mundo da construção como um todo.

Aqui na Jalico, você tem conteúdo!

Mas não deixe o ao passar sem ver a sua próxima morada, confira no site jalico.com.br