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Quais são os documentos necessários para levar ao meu consultor imobiliário?

Quais são os documentos necessários para levar ao meu consultor imobiliário?

Uma das etapas a serem cumpridas para a consolidação do grande sonho de comprar o apartamento, é a entrega dos documentos necessários ao consultor imobiliário.

Pensando nisso, a Jalico preparou esse texto com todas as informações importantes para tornar sua vida mais simples. Continue lendo!

Tudo que você vai precisar

Para facilitar, já tenha em mente todos os documentos e informações necessárias ao longo desse percurso:

Informações

  • Renda bruta familiar;
  • Será apenas 1 renda, ou unirá mais 2 pessoas?;
  • Estado civil;
  • Data de nascimento da pessoa mais velha;
  • Trabalha de forma autônoma ou CLT;
  • Tem registro na carteira com mais de 3 anos?
  • Tem FGTS, se sim, de quanto?;
  • Pretende realizar a compra do apartamento em quanto tempo?

Documentos

  • RG.
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de estado civil;
  • Extrato do FGTS;
  • Declaração do IR;
  • 3 últimos holerites ou 3 últimos extratos bancários.

Assim que o imóvel for escolhido, é o momento de iniciar o processo de financiamento. 

Análise do crédito em questão

A partir da etapa de análise de crédito, é preciso apresentar a documentação do financiamento, pois é importante confirmar as informações inseridas no preenchimento da proposta, juntamente da apresentação dos documentos de identificação pessoal (incluindo certidão de casamento e até mesmo comprovantes de renda e residência). 

O imóvel precisa ser analisado

O documento mais importante a respeito do imóvel é a matrícula, que inclui, porque ela descreve todo o histórico de propriedade do bem, informando que o vendedor está legalmente habilitado para fazer o financiamento. 

Independente da etapa do procedimento, lembre-se que as certidões possuem um prazo de validade, que geralmente se altera entre trinta e noventa dias. Dessa forma, caso a negociação se estenda por muito tempo, será preciso reemitir alguns documentos durante o percurso.

Realização de uma vistoria técnica

A instituição financeira exige também a realização de uma vistoria para verificar as condições do local. Esse processo acontecerá com o suporte de um engenheiro credenciado. Caso tudo esteja dentro dos conformes, o vistoriador dará o aval para a negociação.

Por fim, o tão sonhado contrato

Depois que a proposta for aprovada, uma data para assinatura do contrato será aprovada.

Cada parte envolvida durante a negociação deverá apresentar um documento oficial com foto, para identificação. Lembre-se de ficar atento e manter em ordem a documentação do financiamento imobiliário sempre em dia, assim, cada etapa será ultrapassada com tranquilidade.

Feito isso, pode comemorar o sonho do imóvel próprio! E caso ainda não tenha encontrado, conte com o suporte da Jalico, pois apartamentos de alta estrutura e tecnologia são entregues diariamente!