Fale com um consultor:
WhatsApp

Equipamentos de segurança que todo condomínio deve ter

Equipamentos de segurança que todo condomínio deve ter

No Blog de hoje, veremos sobre os equipamentos que o condomínio onde você mora precisa ter para a sua segurança.

Vamos lá?

Extintores, mangueiras e hidrantes

· Devem passar por manutenção preventiva anualmente. A empresa deve ser especializada nesse tipo de serviço e certificada pelo INMETRO. Extintores devem ser recarregados uma vez por ano e conter o selo do INMETRO.

· Ao retirar extintores para recarga, a empresa contratada deve deixar 100% de reposição temporária das peças removidas.

· As mangueiras também devem ser postas à prova, sendo desenroladas e passando por teste hidrostático. Os hidrantes também devem ser checados a cada doze meses – geralmente quem faz o trabalho é a mesma empresa que cuida da bomba da caixa d´água.

· Todos os hidrantes devem ter a mangueira corretamente enrolada e dispor de bico e chave “Storz”. A mangueira não deve ter água em seu interior, nem a caixa de hidrante. Isso ocasionaria o apodrecimento do tecido da mangueira.

· O registro do barrilete do hidrante deve estar sempre aberto.

· O zelador deve passar semanalmente e checar em todos os pavimentos se os extintores não foram esvaziados e se o hidrante contém todos os seus itens: mangueira, adaptador, chave e esguicho.

Porta corta-fogo

· Esse dispositivo é um dos mais importantes em caso de incêndio, pois permite a saída dos moradores em caso de incêndio. As portas devem estar desobstruídas – jamais trancadas – e fechar-se sozinhas após abertas. Para averiguar sua condição, recomenda-se manutenção em sua mola a cada seis meses, com empresa especializada.

· É importante que a empresa contratada para cuidar desse equipamento seja especializada em segurança contra incêndio, com serviços certificados pela NBR 11 742, que trata de portas corta-fogo.

Escadas

· As escadarias do condomínio – seja comercial ou residencial- devem estar sempre totalmente desobstruídas. Ou seja, nada deve ficar na escada. Os condôminos também devem se lembrar de que a área privativa é apenas a da unidade e que é proibido instalar portões ou portas nas escadas.

· Os corrimãos devem ser contínuos: na altura adequada pelo corpo de bombeiros, sem ponta viva – ao chegar próximo da porta, ele é chumbado na parede.

· O sistema de iluminação de emergência deve estar com a manutenção em dia e em condições de pleno funcionamento.

Rota de fuga e sinalização

· Todas as edificações devem ter sua rota de fuga sinalizada com cartazes fotoluminescentes (que brilham no escuro). Todos os pavimentos devem ter placas mostrando em qual andar estão, para que sentido é o térreo e/ou a rota de fuga estudada, além de onde estão hidrantes, extintores e alarme, caso haja.

A sua segurança e a de sua família são fatores primordiais! 

Ah! Siga-nos em nossas redes sociais e dá uma passadinha em nosso site e não perca nada!