Fale com um consultor:
WhatsApp

Tipos de tintas, para tipos de pinturas residenciais

Tipos de tintas, para tipos de pinturas residenciais

Quando falamos em mudança de residência, reforma e tudo o que envolve aquela repaginada em nosso lar (ou futuro lar), a parte da pintura não fica de fora, não é verdade?

Idealizar os ambientes, escolher as cores que mais combinam com os objetos e que seja a nossa cara, é um momento que proporciona diversão e criatividade.

Por isso, hoje em nosso blog veremos um pouco sobre os tipos de tintas para a pintura do seu lar. Vamos lá?

Na hora de comprar a tinta para a pintura e reforma da casa, são muitas as dúvidas que passam pela cabeça: qual a cor mais combina com o espaço? Qual a quantidade ideal para que o serviço seja realizado? Faço ou não texturas nas paredes? Além dessas, uma outra dúvida de muitas pessoas que estão realizando as suas compras é a respeito de quais tipos de tinta são ideais para cada ambiente da casa, para os portões e janelas.

Então, vamos aos 5 tipos de tintas e suas aplicações.

1- Látex PVA

É uma tinta à base d’água e um dos mais comuns tipos de tinta a serem usados na pintura de paredes internas, para áreas secas e que não necessitem de manutenção constante. A tinta látex é econômica, indicada para paredes com acabamento em reboco, gesso ou massa corrida.

2- Acrílica

A tinta acrílica possui características semelhantes à látex, uma vez que possui secagem rápida, é a base d’água e tem baixo odor. A diferença está em sua composição, que concede a esses tipos de tinta uma gama maior de possibilidades de aplicação. A tinta acrílica pode ser utilizada em áreas externas da casa, pois é mais resistente às intempéries e ao desbotamento, proporcionando maior durabilidade. Também é ideal para áreas sujeitas a umidade, como cozinhas e banheiros.

3- Epóxi

É um dos tipos de tinta mais resistentes. É fabricado nas versões a base de solvente e à base d’água. O Epóxi a base de solvente possui acabamento brilhante, tem maior resistência à abrasão e a produtos químicos, podendo também ficar em contato direto com a água. É indicado para pintura de caixas d’água e banheiras (não é indicado para piscinas), e em locais com grande necessidade de resistência mecânica, como pisos de garagem, industriais e comerciais.

4- Esmalte sintético

O esmalte sintético é um dos tipos de tinta desenvolvidos especialmente para aplicação em superfícies de ferro e madeira. Depois de aplicada, essa tinta forma uma película sobre a superfície, com acabamento brilhante, acetinado ou fosco (este último somente nas cores branca ou preta). 

5- Acrílicos Superlaváveis

Indicada para ambientes com grande tráfego de pessoas, com crianças e que necessitam de limpeza regularmente, a tinta superlavável forma um filme resistente e de acabamento acetinado, que adere menos a sujeira e facilita a limpeza. Pode ser lavada com água, detergente neutro e esponja macia.

Independentemente para qual finalidade seja a tinta que você deseja adquirir e quais os tipos de tinta que você precise, é fundamental que sejam de qualidade, de marcas reconhecidas e que atendam às suas necessidades.

Mais um dia de informações, mais um dia de inspiração para você que ainda sonha com o seu imóvel próprio. Vamos combinar uma coisa? A partir de hoje, você começará a idealizar o seu lar próprio. Se você ainda paga aluguel, investe todo o mês em algo que nunca será seu, então a partir de hoje você pensará diferente e fará algo para mudar esse cenário, combinado?

Não estamos dizendo que é fácil, que é simples. Tudo depende do estilo de vida que você leva, suas finanças, economias, prioridades…

Mas é totalmente “Possível” você ter o seu apartamento, algo para chamar de seu. Se alegrar por mais uma conquista, por mais um Sonho realizado. E nós da Jalico Empreendimentos, estamos aqui prontos para embarcar nessa jornada com você!