Fale com um consultor:
WhatsApp

A renda familiar em prol de um propósito maior: o de realizar o sonho do imóvel próprio.

A renda familiar em prol de um propósito maior: o de realizar o sonho do imóvel próprio.

Na lista de sonhos dos brasileiros, está o de ter o imóvel próprio. Mas normalmente as pessoas deixam esse item por último, por concluírem que é algo inatingível e impossível de conseguir. Mas no blog de hoje, veremos mais sobre, a renda familiar em prol de um propósito maior: o de realizar o sonho do imóvel próprio. Se esse sonho também é seu, então continue lendo.

Quando alguém que deseja solicitar um financiamento para a compra de imóvel, o banco ou outra instituição financeira avalia se o consumidor realmente tem recursos financeiros para assumir a responsabilidade do pagamento das parcelas do crédito. Nesse sentido, um dos principais fatores considerados na liberação ou não de um crédito é a análise do comprometimento de renda.

Qual é o ideal?

Normalmente, os bancos entendem que o ideal é que o consumidor que esteja prestes a assumir um financiamento comprometa até 30% da sua renda mensal para o pagamento das parcelas do crédito. Ou seja, se o seu salário for de R$3.000, o banco calcula que a parcela ideal para a sua situação financeira seja de até R$900.

No entanto, o banco também avalia se esse consumidor já comprometeu outra parte de sua renda com outros créditos, como financiamento de carro e empréstimos, por exemplo. Tudo o que precisa ser pago mensalmente, independentemente do financiamento imobiliário, é considerado e caso a instituição entenda que a sua renda não é suficiente para assumir um novo crédito, pode ter certeza de que será impossível obter um crédito para a compra de imóvel.

A renda familiar em prol de um propósito maior

No entanto, nem tudo está perdido, e nessas situações uma solução que poderá ajudar é a composição de renda. Imagine que você tenha planos de se casar ou mesmo queira continuar morando com seus familiares, nessas situações é totalmente possível unir os rendimentos de todas as pessoas que morarão no imóvel ou tenham interesse de te ajudar para comprovar uma renda mensal maior.

Quem são as pessoas que podem compor o financiamento?

Assim como tudo, existem algumas regras para a composição de orçamento para financiamento, sendo que cada banco faz a sua própria exigência. De maneira geral, podem entrar na soma de composição de renda:

  • tios e primos;
  • irmãos e irmãs;
  • enteados, madrasta e padrasto;
  • pais, sogros e filhos;
  • cônjuges e namorados.

Além disso, vale ressaltar que todas as exigências feitas pelo banco no que diz respeito às comprovações de renda e análise de risco de crédito são aplicadas a todas as pessoas que fizerem parte da composição de renda. A renda familiar em prol de um propósito maior; claro que os casos acima são apenas alguns exemplos de como a composição pode ser feita e entre quais pessoas, no entanto, são consideradas outras situações também.

Parece muita coisa não é verdade? Mas é justamente por isso que, existe nossa equipe de consultores para auxiliar você da melhor maneira, sem que comprometa outras ações futuras e nem deixe você em uma situação financeira desconfortável. Além de termos vídeos sobre esse tema em nosso canal no youtube. Temos os melhores projetos em nosso site. venha conferir e escolher o que está do tamanho do seu sonho.