Fale com um consultor:
WhatsApp

Ambientes compartilhados no condomínio, como funcionam?

Ambientes compartilhados no condomínio, como funcionam?

Num condomínio, cada pessoa/família é dona de sua unidade, sendo coproprietárias das áreas comuns. Desta maneira, hoje iremos ver um pouco sobre ambientes compartilhados no condomínio, como funcionam? tais como:

  • Piscina;
  • Churrasqueira;
  • Espaço gourmet;
  • Salão de festas;
  • Salão de jogos;
  • Quadra;
  • Sala de ginástica;
  • Garagem.

As regras específicas para a utilização desses espaços, que ordenam e organizam essa questão, devem constar na Convenção e no Regulamento Interno de cada condomínio, regendo as obrigações, os deveres dos condôminos na utilização desses ambientes.

É sempre bom destacar que aquelas regras foram criadas não para criar quaisquer insatisfações ou mal estar com algum morador ou entre eles, muito pelo contrário, pois elas foram feitas com a finalidade de garantir a segurança, tranquilidade e comodidade de todos os condôminos.

Vamos falar um pouquinho sobre os maiores geradores de conflitos em áreas comuns de condomínios: falta de limpeza após o uso do salão de festa, apropriação dessas áreas, violação à Lei do Silêncio, falta de agendamento para utilização de espaços, como quadras poliesportivas e salão de festas, e a presença de crianças e animais domésticos nesses ambientes.

Falta de limpeza após o uso do salão de festas

Infelizmente, poucas são as pessoas que costumam limpar um ambiente após utilizá-lo, em especial quando esse local não é seu e o espaço tem funcionários responsáveis pela higienização. Essa função costuma ser delegada para o condomínio, o que aumenta os custos com a manutenção do local.

É necessário então, estabelecer regras objetivas quanto à faxina do salão de festas e esclarecer, de forma antecipada, quem deve ser o responsável pela higienização e quais as possíveis penalidades para aqueles que descumprirem as regras. Dessa forma, o salão de festas consegue manter um padrão de higienização.

Apropriação de área comum por um morador ou grupo de moradores

Outro problema bastante corriqueiro em áreas comuns é quando determinado morador ou grupo de moradores apropriam-se de um espaço e começam a tratá-lo como seu, monopolizando-o. Isso pode ocorrer em diversos locais e por diversos motivos. Essa atitude é extremamente prejudicial para a harmonia do condomínio.

Há casos extremos em que determinada área é utilizada como espaço físico para abertura de pequenos negócios, por exemplo. Para que isso seja evitado, deve-se, novamente, estabelecer regras objetivas quanto ao uso dos espaços e dispor de advertências e punições quando os locais forem mal utilizados, sem abrir exceções e eliminando o problema em seu estágio inicial.

Violação à Lei do Silêncio

Um problema comum em muitas vizinhanças no Brasil é a questão da violação à Lei do Silêncio, e o principal fator desse problema é a música alta. Isso não é diferente em condomínios e em suas áreas comuns, e ocorre com maior frequência quando as regras do condomínio não conseguem coibir esse tipo de comportamento.

Para evitá-lo, deve-se definir quais são os tipos de equipamentos de som que são autorizados para aquele local e até que horas são permitidos. É necessário também estabelecer advertências e punições para aqueles que infringirem essas regras, sem abrir exceções.

Conflito de usos em áreas comuns por falta de agendamento

Esse problema acontece principalmente no uso do salão de festa. Em contraste, imagine a cena: duas famílias marcam uma festa de aniversário no mesmo dia e, quando chega o momento de realização, com tudo preparado e comprado, elas se veem obrigadas a dividir o espaço.

Para evitar esse tipo de situação, é necessário que exista um agendamento prévio para a área de lazer. Em alguns casos, esse agendamento envolve pagamento — que é utilizado para arcar com custos de manutenção da área. Cabe a você estudar e analisar a melhor modalidade de reserva para a realidade do condomínio.

Passeios com animais domésticos

A regra para o passeio com animais domésticos em áreas comuns do condomínio deve ser bem esclarecida. Caso não tenha como fazer a manutenção regular para a higienização, especialmente para a retirada de pelos, é melhor que se restrinja a entrada de animais no recinto.

Já para os resíduos do animal, recomenda-se que o proprietário seja o responsável pela limpeza, removendo-os. Para incentivar essa prática, o condomínio pode disponibilizar papéis descartáveis e luvas higiênicas nas áreas comuns. Além disso, deve-se evitar a entrada de animais em ambientes de área de lazer, ainda mais na piscina, pela dificuldade da limpeza nesses casos.

Uso do espaço por crianças

É importante que as crianças possam participar e frequentar áreas comuns do condomínio, principalmente as áreas de lazer. Consequentemente, para tal, deve-se tomar alguns cuidados e restringir o horário. Já em outros locais, como a caixa d’água, deve-se proibir o acesso de crianças, por motivos de segurança e higiene.

Muitos detalhes mas que fazem toda a diferença! Nós da Jalico, nos preocupamos com o bem comum dos moradores. Realizar o sonho de ter o imóvel próprio vai muito além de apenas adquirir e fazer a mudança.

Por fim, estamos falando sobre conviver com outras famílias, em um novo local, com novas perspectivas de vida e novos objetivos como um todo, e da mesma forma que irá conviver em espaços onde além de você sua família usam, é saber que podemos conviver bem com todos.