Fale com um consultor:
WhatsApp

Erros frequentes na primeira compra do Imóvel.

Erros frequentes na primeira compra do Imóvel.

Sabemos que um dos grandes sonhos dos brasileiros, é ter o seu imóvel próprio, certo? Talvez você faça parte dos que esperam para realizar esse grande momento em sua vida. Erros frequentes na primeira compra do Imóvel.

Vamos hoje, falar um pouco sobre os típicos erros que acontecem quando essa decisão está ao ponto de se realizar. É preciso ter a noção de alguns detalhes importantes e que fazem toda a diferença.

Existe toda uma situação que, ao ser analisada de forma errada, pode trazer grandes dores de cabeça. O primeiro detalhe a ser considerado, é saber se esse imóvel se encaixa dentro do esperado e dentro do orçamento.

Continuando…

Não pesquise de forma superficial

O investimento feito para a compra de um imóvel tem um valor significativo, por isso, é importante fazer uma pesquisa completa sobre tudo o que envolve a compra para tomar a melhor decisão.

Para começar, procure saber o valor do metro quadrado médio na região. Ao comparar os valores, será possível obter uma média e identificar preços abusivos.

Obviamente, são muitos os fatores que podem levar um imóvel a estar com o valor mais alto do que outro, portanto, antes de tirar suas conclusões, verifique todas as características.

Verifique a documentação

Comprar um imóvel significa gerar patrimônio e trazer mais segurança para o seu futuro e o da sua família. Toda a papelada fica disponível em órgãos públicos e pode ser verificada por qualquer pessoa. Sendo assim, solicite documentos como:

  • certidão negativa de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e INSS (Receita Previdenciária);
  • a quitação dos serviços essenciais, como água, energia e telefone;
  • certidões negativas da justiça Federal, Criminal e Cível;
  • matrícula atualizada no Cartório de Registros do município.

Ir mais de uma vez ao imóvel

Um dos grandes erros que as pessoas cometem antes de comprar um imóvel é não visitarem o local antes de fechar negócio.

O bairro pode parecer encantador e o apartamento um verdadeiro sonho de consumo, mas lembre-se de que uma primeira impressão positiva não é o suficiente para embasar uma decisão tão séria como a compra de um imóvel, concorda?

As reais vantagens e desvantagens de uma região só poderão ser notadas a partir da terceira ou quarta visita ao local. Além disso, é muito importante transitar pelo bairro em horários diferentes, avaliando aspectos pontuais como:

  • o fluxo de pessoas;
  • a segurança e o policiamento do bairro;
  • os serviços públicos, como saneamento básico;
  • o trânsito da região, entre outras questões relevantes que devem ser consideradas.

O futuro é importante para que você não caia nos erros frequentes na primeira compra do Imóvel

Outro erro bastante comum é comprar um imóvel que pode ser perfeito para você hoje, mas com o passar do tempo a situação pode mudar. Um casal que acabou de se casar, por exemplo, pode acreditar que um imóvel com um único quarto seja o suficiente.

Sendo assim, nada de pressa. Analise todos os prós e contras antes de tomar sua decisão e comprar o seu imóvel.

Pesquise antes, sobre o corretor e a imobiliária

Existem muitos criminosos que se passam por corretores de imóveis com o objetivo de aplicar golpes e, infelizmente, muitas pessoas caem em falcatruas e perdem todo o dinheiro de anos de economia e a possibilidade alcançar o sonho de ter uma casa própria.

Sem dúvida, não verificar se o corretor ou imobiliária que está intermediando o processo de compra do imóvel é idôneo é um dos maiores erros que se pode cometer.

Verifique a reputação, qualificação e a experiência desse profissional. Por mais que todas essas tarefas pareçam trabalhosas, comprar um imóvel é algo que deve ser feito com calma e paciência. Assim, você fica muito mais resguardado e tem respaldo para curtir sua nova propriedade.

Memorial Descritivo: um documento que você deve conhecer para não cometer erros frequentes na primeira compra do Imóvel

Muitas pessoas sequer sabem da existência do documento conhecido como memorial descritivo. Pois bem, trata-se de um arquivo que carrega todos os detalhes a respeito do imóvel, como o número de cômodos, como eles estão divididos, os materiais utilizados na construção e no acabamento, entre outros fatores que compõem a propriedade.

Esse documento pode ser obtido com a construtora responsável pela edificação do imóvel que você pretende comprar. É muito importante lê-lo com atenção, analisando cada mínimo detalhe, pois caso algum item esteja em desacordo com o memorial, você terá o direito de exigir o que foi oferecido inicialmente.

Como você deve ter percebido, um dos fatores que faz com que as pessoas cometam erros frequentes na primeira compra do Imóvel, é o fato de que a maioria da população não tem nenhuma experiência sobre o assunto.

E é justamente por isso que nós da Jalico temos como prioridade, passar informação de valor para que você tenha o conhecimento necessário e possa fazer a melhor escolha. Visite nosso site e confira nossos projetos. São de extrema qualidade e um deles cabe no seu bolso. Esperamos por você!