Fale com um consultor:
WhatsApp

5 dicas para organizar suas finanças

5 dicas para organizar suas finanças

Não tem jeito, organizar bem as finanças pessoais é indispensável para viver com conforto. Às vezes, conseguir pagar todas as contas e ainda ter o bastante para realizar sonhos parece impossível, mas superar este obstáculo é indispensável. Muitos adiam seus objetivos de vida esperando conseguir aquele emprego que vai lhe deixar rico, mas não é preciso aguardar tanto.

Como organizar suas finanças sem dificuldade

Confira nossas dicas de controle financeiro para você botar suas contas em dia, independentemente do tamanho da sua renda.

1 – Saiba para onde seu dinheiro vai

O primeiro passo na organização financeira é saber o quanto você gasta e com o quê. Monte uma planilha e divida as despesas em categorias, como alimentação, lazer, contas de casa, entre outros. Além disso, tenha o costume de guardar notas fiscais de compras e atualize a planilha pelo menos uma vez por mês. Assim, terá controle de onde a sua renda está sendo gasta e no que pode cortar para economizar.

2 – Monte um orçamento

Agora que sabe seus principais gastos, é hora de montar um orçamento mensal. Isso significa botar limites nos seus gastos. Enquanto despesas obrigatórias, como conta de luz, são difíceis de reduzir, outras eventuais, como idas ao shopping, podem ser diminuídas. Não é preciso se trancar dentro de casa para não consumir nada. Basta apenas separar um valor fixo para não exagerar e gastar mais do que a sua renda permite. Assim, você evita ficar no vermelho no final do mês.

3 – Estabeleça objetivos

Ter metas de curto, médio e longo prazo é útil para se organizar e até se motivar a economizar. Podem ser objetivos como trocar um eletrodoméstico antigo no fim do mês, viajar com a família nas férias e comprar uma casa nos próximos anos, ou o que desejar. Sabendo claramente o que quer, poderá ajustar seu orçamento para acomodar estes gastos conforme o prazo de cada um.

4 – Pense no futuro e no imprevisto

É importante estar preparado para além das próprias metas. Ao invés de viver cada mês no limite, o ideal é separar uma porcentagem da renda, cerca de 10% a 20%, para eventuais emergências. Assim, caso precise arcar com medicamentos ou uma obra na casa, você estará pronto, sem precisar sacrificar nada no mês. Além disso, caso esteja em dia com suas contas, vale a pena usar aquele valor que sobra no mês para investir. Aplicar em investimentos é uma ótima estratégia para juntar mais dinheiro e assim conquistar seus objetivos.

5 – Corra do crédito “fácil”

Quando o bolso aperta, buscar uma oferta de crédito pode ser muito tentador. Ver a promessa de dinheiro rápido e imediato em forma de crédito ou cheque especial parece a solução dos seus problemas. Mas, na verdade, essas “soluções” trazem mais dor de cabeça. Geralmente, as taxas são tão elevadas que fazem você ficar preso a elas por um longo tempo. Se, mesmo com as finanças organizadas, ainda for necessário usar crédito, busque uma opção que tenha juros baixos em que consiga pagar as parcelas.

Para quem deseja ter a casa própria, fica mais uma dica: planejar e calcular é indispensável para saber o quanto pode gastar nessa compra. A Jalico não só oferece apartamentos com qualidade e boa localização, como também simula seu financiamento. Confira no site.