Fale com um consultor:
WhatsApp

Como reaproveitar e reciclar uma série de itens do dia a dia?

Como reaproveitar e reciclar uma série de itens do dia a dia?

A busca por um mundo sustentável deve começar dentro da nossa casa. Vamos lhe mostrar neste conteúdo que com ações básicas do dia a dia já é possível reaproveitar ou reciclar materiais que usamos diariamente e que podem ser reutilizados de alguma forma.

Separamos os três principais materiais que utilizamos em casa e no trabalho e daremos dicas de como podemos fazer a nossa parte e contribuir para um mundo mais sustentável. Lembre-se que a mudança começa com a gente e não com o mundo.

Papel

Utilizado todos os dias por pessoas de todas as idades e em diferentes ambientes (trabalho, escola, casa), o papel é um dos materiais que mais podemos reciclar. Primeiramente vale ressaltar que o papel é feito de celulose, uma substancia encontrada em árvores de eucalipto.
Por isso, quando economizamos papel, estamos evitando que mais árvores de eucalipto sejam utilizadas para este fim.
As dicas para reaproveitar o papel parecem simples, mas são pouco aplicadas no dia a dia:
– Utilize uma folha dos dois lados, inclusive quando for imprimir. Uma dica aqui é deixar a impressora sempre configurada para que imprima dos dois lados automaticamente, dessa forma não ficamos dependentes da nossa memória toda vez que vamos imprimir algum documento.
– Utilize papel de rascunho para fazer anotações simples ou impressões que não são oficiais ou importantes.
– Compre papéis já reciclados – muitas marcas já oferecem esse tipo de produto e você estará contribuindo na reutilização de papel.

Plástico

Há uma grande luta da sociedade para que utilizemos cada vez menos o plástico. Para isso, estão sendo criadas alternativas bem interessantes que nos induzem a criar a consciência de que precisamos de um mundo sustentável. Continuar produzindo a quantidade de lixo a qual chegamos, uma hora criará um problema gigantesco e que afetará a vida dos seres humanos.
O plástico pode levar até 100 anos para sofrer decomposição e, antes mesmo de atingir esse estágio, muitas embalagens acabam em oceanos, rios e bueiros, causando poluição, enchentes e matando animais que ingerem plástico achando que é comida.
Por isso, algumas dicas podem fazer toda a diferença. Se cada um fizer um pouquinho e a sua parte, imagine o quanto poderíamos reciclar ou até deixar de utilizar o plástico, não é mesmo?
– Opte por sacolas recicladas ou as reutilizáveis na hora de ir às compras no supermercado.
– Opte por comprar os canudos de metal e pare de utilizar canudos de plástico – há várias opções para comprar esses tipos de canudos.
– Adote um copo e uma caneca utilizável no trabalho para beber água e café. Já parou para pensar quantos copos de plásticos descartáveis você utiliza no ano?

Vidro

Este é um material que não polui o solo, mas também não se decompõe. O máximo que acontece com o vidro é derreter caso pegue fogo.
Você sabia que o vidro é um material 100% reciclado? Isso significa que se você fizer com que seu vidro vá para um local de reciclagem, ele será aproveitado para fazer outra garrafa de vidro novinha em folha para ser utilizado.

A dica aqui é: sempre que utilizar garrafas de vidro (cerveja, vinho, sucos), separe as garrafas e procure um local que faça a coleta deste material. Você certamente estará fazendo um bem para o planeta.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e comece a adotar as práticas de reciclagem e reutilização de materiais do nosso dia a dia. Deixamos aqui o convite para acessar todos os nossos conteúdos no nosso site. Regularmente temos novidades para vocês!