Fale com um consultor:
WhatsApp

5 dicas para evitar problemas durante a reforma do seu apê

5 dicas para evitar problemas durante a reforma do seu apê

Você finalmente realizou o sonho de comprar seu próprio apê, uma conquista e tanto para ser comemorada! Mas o que falta agora? Deixar esse imóvel com a sua cara e totalmente adaptado para atender às suas necessidades! Para isso, é preciso investir em uma reforma. Se você é do time que já tem pesadelos só de pensar em reforma, não se desespere: separamos algumas dicas incríveis para evitar problemas e fazer com que esse processo seja o mais tranquilo possível.

O que você quer?

Quanto mais objetividade você tiver no início do processo, mais fácil fica o restante! Coloque no papel absolutamente tudo aquilo que precisará ser alterado no apartamento para ele ficar do jeito que você quer. Nessa etapa, vale a pena buscar muitas inspirações para ter ideias criativas e econômicas. Se você ainda não conhece o Pinterest, acredite que chegou o momento de aderir a essa rede social!

Comece a coletar orçamentos

Sabendo o que você deseja, é hora de começar a preparar o bolso. Contrate profissionais que serão responsáveis pela sua obra. Acredite, isso vai ajudar muito a fazer com que tudo seja feito da forma correta e saia do jeito que você sonhou. Independentemente de qualquer coisa, peça orçamento pelo menos para três prestadores do mesmo serviço. Quando tiver a lista de materiais necessários, faça o mesmo com os fornecedores. Peça referências dos profissionais antes de confiar a eles a sua reforma, isso já evitar boa parte da dor de cabeça.

Planejamento é tudo

Que tal fazer uma agenda da reforma? Compre uma agenda (literalmente falando) e faça uma lista com as etapas que a reforma vai percorrer, desde a parte mais “bruta” até os acabamentos. O profissional responsável pela obra pode lhe ajudar com isso e indicar a média de prazo para cumprir cada uma das fases. Use essa mesma agenda para listar os materiais de construção e objetos de decoração que você precise comprar, orçamentos e todas as outras informações importantes. É bem legal ter tudo que você precisa centralizado num só lugar. Aproveite para guardar ali os recibos e notas fiscais também.

Conheça suas limitações

Em um prédio nem sempre é possível realizar todas as alterações que você deseja. Talvez tenha uma parede que não pode ser quebrada ou rasgada, por exemplo. Por isso, se você mora em um condomínio, sempre consulte o manual do proprietário entregue concomitantemente com as chaves de sua unidade e procure o síndico para expor o seu intuito de reformar o apartamento e esclarecer dúvidas. De acordo com a NBR 16.280, para qualquer alteração em seu apartamento, deve-se apresentar ao síndico um plano de reforma e uma Anotação ou Registro de responsabilidade técnica (ART ou RRT) devidamente assinada por engenheiro ou arquiteto responsável. Aproveite também para confirmar com o sindico quais são os dias e horários em que a obra pode ser realizada e qual a maneira correta de transportar os materiais de construção.

Acompanhe a reforma de perto

Quanto mais presente você puder estar na execução da obra, melhor. Assim, é possível ir tirando as suas dúvidas com os profissionais, além de evitar surpresas desagradáveis quando o trabalho estiver finalizado.

Se você ainda não tem um apê para chamar de seu, acesse o nosso site e veja como podemos ajudar. A reforma você já sabe fazer! http://www.jalico.com.br